Barra Bonita

A estância turística de Barra Bonita situa-se a 300 quilômetros de São Paulo, no centro geográfico do estado. Está à margem direita do Rio Tietê, com águas limpas e peixes, animais silvestres e uma flora ribeirinha exuberante. O Rio Tietê é o maior centro de lazer para os habitantes da cidade e turismo que atrai pessoas para o passeio pela eclusa, cruzeiros fluviais, pescaria e esportes náuticos.

Barra Bonita é a cidade a qual encontra-se a matriz do grupo empresarial Raízen, que está atualmente entre as cinco maiores empresas em faturamento e as três maiores distribuidoras de combustíveis do Brasil e se destaca como uma das empresas do setor energético mais competitivas do mundo.

A partir de Barra Bonita pode-se visitar Jaú a 18 km, conhecida como a “capital do calçado feminino”, Ibitinga a 90 km, famosa por seus bordados e Brotas a 90km, com turismo de aventura.


Estância turística

(FONTE: PARANÁ, Barra Bonita: a hidrovia Tietê-. 2008. Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Disponível em: <http://www.al.sp.gov.br/noticia/?id=281006> Acesso em: 17 maio 2016.)

1969337_10201117867303468_697512581_nAtributos próprios para lazer como recreação, recursos culturais e naturais que apresentem um bom potencial para o turismo são qualidades definidas por lei estadual para autorizar recursos financeiros, destinados a desenvolver essa atividade nas cidades que pretendem explorar esse segmento como fonte de receita.
Barra Bonita é uma das 29 estâncias turísticas do Estado por reunir os requisitos legais para a denominação, dos quais fazem parte a barragem, a eclusa e a ponte móvel, além de ser uma região de grande beleza natural.
A denominação de Barra Bonita deve-se ao fato de suas terras se constituírem numa barreira natural às águas do Rio Tietê e afluentes da região. Por volta de 1883 ou 1886, antes um povoado, a cidade obteve a denominação de Barra Bonita.


Ponte Campo Salles

(FONTE: PARANÁ, Barra Bonita: a hidrovia Tietê-. 2008. Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Disponível em: <http://www.al.sp.gov.br/noticia/?id=281006> Acesso em: 17 maio 2016.)

Ponte de Barra Bonita (Campos Salles)Os produtos da região, café, cereais, madeiras e outros, eram transportados via Rio Tietê. Antes das barragens, durante as enchentes, fez-se necessária a construção de uma ponte, que, na época, foi considerada obra de grande modernidade, graças ao alçapão que, ao ser suspenso, permitia a passagem de embarcações, facilitando o transporte, constituindo-se em atração até hoje.

Cartão de visitas da cidade e um de seus mais significativos patrimônios, também conhecida como a Ponte dos Arcos, a ponte Campos Salles é bastante conhecida no exterior. Importada da Alemanha e inaugurada em 1915, tem uma estrutura inteiramente metálica, foi importada da Alemanha durante o governo do presidente Campos Salles e inaugurada em 1915. Possui entre os pilares centrais um alçapão que dá passagem às embarcações. Conta com um eficiente sistema de iluminação, o que valorizou o aspecto paisagístico noturno.

A ponte une Barra Bonita a Igaraçu do Tietê. Hoje sua largura é insuficiente para que passem dois carros simultaneamente. Ao atravessar a ponte, no município vizinho, o visitante pode conhecer a praia Maria do Carmo Abreu Sodré, primeira praia artificial de lazer às margens do rio Tietê.


Praça do teleférico e Mini-cidade da Criança

 

O Parque Turístico Municipal Dr. Waldemar Lopes Ferraz mais conhecido como Praça do Teleférico, encontra-se na extensão da Mini-cidade da Criança. Nesta área possui um lago artificial, onde é possível andar de pedalinho e uma pista de kart, a qual, exceto em eventos, a população utiliza para fazer caminhadas, corridas, patinação e caminhadas de bicicleta.

Na Mini-cidade da Criança, as famílias e principalmente as crianças, desfrutam de um espaço com várias peças de parque infantil e uma réplica de um Castelo Medieval. Para passar um tempo agradável, há diferentes opções para tomar lanches no decorrer das praças, além de quiosques diversificados.

O teleférico da cidade tem 12 metros de altura e 700 metros de percurso ida e volta, porém atualmente está inoperante para manutenção.


Memorial do Rio Tietê

O Memorial é administrado pela ONG Mãe Natureza, entidade que trabalha na defesa do Rio Tietê, e fica no piso superior do Barra Bonita Shopping. É um ambiente aberto ao público e disponibiliza vários materiais para pesquisa como, painéis, livros, fotos, maquetes, equipamentos náuticos, entre outros.

É um ponto interessante para visitação para os turistas, já que podem aprimorar o conhecimento sobre o Rio Tietê, fauna e flora da região, além de curiosidades. Para as escolas que realizam excursões com seus estudantes, é um local que não deve deixar de ser visitado, pois será um momento de experiência que contribuirá para sua carreira escolar e pessoal.


Praça Dr. Tatinho / Museu Municipal Luiz Saffi

95A Praça Dr. Tatinho foi construída em formato de um gigantesco barco e é toda caracterizada neste tema. Sua decoração é uma mescla de música com barco e tem letras musicais em todo chão. Para os visitantes é uma bela paisagem para fotos, contando com diversos bancos e sombras para descanso.

Estabelecido na Praça Dr. Tatinho, ao lado da Praça do Artesanato, o Museu Municipal Luiz Saffi é um ponto de atração muito visitado. Através de doações de fotos, jornais e objetos, o museu conta um pouco sobre a história do desenvolvimento do município.

O local em que hoje é o museu, é o prédio da antiga Estação de Trem de 1929, em que na época "proclamou" sua autonomia em comunicações e transportes.


Praça do artesanato

praça-do-artesanato-1024x576-1024x576A praça é composta por lojinhas de comerciantes locais e disponibilizam trabalhos em sua maioria feitos artesanalmente, como cerâmicas, madeiras e tecelagem. Está localizada na Avenida Pedro Ometto, entre o Barra Bonita Shopping e a Praça Dr. Tatinho.


Praça da Juventude

A Praça da Juventude está situada na Avenida Pedro Ometto em frente ao Shopping Barra Bonita. No decorrer de toda a praça há parque infantil, pista de skate, quadra poliesportiva, campos de futebol e vôlei, bebedouros, bancos e mesinhas para descanso. Além disso, há a praça do idoso com vários aparelhos para fazer exercícios.

Para completar a diversão, há vários trailers com lanches e quitutes diversificados e barraquinhas com artesanato.


Paiol Recanto Arte & Flores

Paiol2Lugar encantador para passar um momento em contato com a natureza, apreciando grande variedade de flores, árvores frutíferas e paisagens, além de artesanato e mimos que podem ser adquiridos.

O Paiol está localizado próximo ao Hotel Estância Barra Bonita e geralmente os guias acompanham os grupos de turistas.

 


Cerâmica Artesanal

barra bonitaO trabalho cerâmico é atividade típica de nossa cidade. É uma oportunidade de visitar e conhecer o processo de uma cerâmica, onde são feitas telhas e também vasos artesanais.

Esta visita precisa ser agendada com antecedência e o guia acompanha na data do passeio.


Praça da Marinha / Praça do Canhão

A Praça da Marinha está localizada ao lado da Praça do Teleférico e do Porto de Embarque dos Navios XUMBURY.

Inaugurada em junho de 1990 foi uma justa homenagem aos homens da Marinha do Brasil. Tem como atrativos o busto do Almirante Barroso, armamentos usados pela Marinha do Brasil como um canhão de artilharia antiaérea, um torpedo e uma âncora que em desuso servem para satisfazer a curiosidade de quem nunca esteve em uma guerra.


Passeio de bonde

barra-bonita-2Os tradicionais passeios de bonde permitem que os turistas conheçam os principais pontos de nossa cidade. O passeio dura em torno de trinta minutos e é acompanhado de um guia que explica os locais que estão passando.

Os bondes são confortáveis e seguem um estilo antigo, a qual transporta o passageiro à época do romantismo.

Os bondes estão localizados na Avenida Pedro Ometto em frente à Praça Dr. Tatinho.

 


Barra Bonita Shopping

O shopping está localizado na Avenida Pedro Ometto e possui algumas lojas de produtos artesanais e mercadorias em geral, além de uma lanchonete com um ambiente descontraído e na maioria das vezes aos fins de semana, música ao vivo.


Usina Hidrelétrica

1. Localização geográfica: médio Tietê, a montante da barragem de Bariri, junto a corredeiras do Matão, nos Municípios de Barra Bonita e Igaraçu do Tietê.
2. Capacidade do reservatório: bacia hidrográfica: 32.330 Km2 | largura: 5.800 m (máxima em média) | profundidade: 35m (em média).
3. Potencial máximo: 140.760 Kw.
4. Potencial normal: 112.400 Kw.
5. Tipo: por gravidade.
6. Número de vãos: 05 (cinco).
7. Altura máxima: 32,50m.
8. Altura da queda d`água normal: 24,10m.